Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

4ª Conferência de Gestão do Trabalho na Saúde de Minas Gerais conta com a participação de delegados araguarinos

ter, 27 de agosto de 2024 10:57

Da Redação

 

Entre os dias 26 e 28 de agosto, a Secretaria de Estado de Minas Gerais e o Conselho Estadual de Saúde realizam a 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Minas Gerais – Roges Carvalho dos

Santos. O tema dessa edição é Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer, que reflete o compromisso em promover uma saúde pública de qualidade, valorizando pessoas que tornam o Sistema Único de Saúde (SUS) uma realidade.

Foto 2: O intuito é valorizar pessoas que tornam o Sistema Único de Saúde (SUS) uma realidade.
Divulgação

 

Ressalta-se que, Araguari enviou delegados para a etapa estadual da conferência. A etapa municipal aconteceu em abril, onde foram eleitos: Cristiane Mara Galdino; Rezon Medeiros de Souza Silva; Kelly Cristina de Menezes; Elaine Gomes Fernandes; Geralda Mendes Cardoso e Rui Carneiro.

O trabalho na saúde, entendido como um direito fundamental, é essencial para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde assume o desafio de articular uma agenda estruturante para assegurar condições dignas de trabalho na área da saúde.

Essa agenda será discutida em diversos subeixos, que incluem: Democratização e Humanização das Relações de Trabalho na Saúde – enfatizando a negociação coletiva como uma estratégia permanente. Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho- visando o acesso universal à saúde, alinhado com a Agenda do Desenvolvimento Sustentável. Promoção da Atenção Integral à Saúde e Segurança dos Trabalhadores da Saúde – dentro do SUS, para garantir condições adequadas de trabalho e proteção. Enfrentamento da Precarização do Trabalho na Saúde – considerando os desafios impostos pela globalização, reestruturação

produtiva, plataformização e a 4ª Revolução Industrial, bem como os impactos tecnológicos. Regulação da Formação, Exercício e Relações de Trabalho na Saúde – estabelecendo normas e padrões para a atuação profissional. Garantia do Futuro do Trabalho na Saúde com Carreira de Estado no SUS – assegurando a estabilidade e a valorização dos profissionais de saúde.

Esses subeixos representarão a base das discussões e das estratégias para promover um trabalho digno e de qualidade na saúde.

É bom mencionar que, 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), acontecerá em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro de 2024.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: