Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

3ª Companhia do Corpo de Bombeiros promove a Operação “Alerta Vermelho” em Araguari

sex, 27 de abril de 2018 05:46

Da Redação

Empresários e comerciantes receberam orientações quanto às medidas de segurança contra incêndios

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros promoveu, nessa quinta-feira, 26, a Operação “Alerta Vermelho” em estabelecimentos comerciais do município. A ação ocorreu em todo o Estado de Minas Gerais e o objetivo é orientar os empresários e comerciantes quanto às medidas de segurança contra incêndios.

Créditos fotos Crédito: CBMMG

Créditos fotos Crédito: CBMMG

De acordo com informações do sargento Reinaldo Alves Pereira, a ação foi realizada das 8h30 às 12h30 pelos militares da sessão de segurança contra incêndio e pânico. “A operação foi bastante proveitosa. Estivemos em três equipes, e cada uma contou com a participação de dois bombeiros, permitindo assim a visita a 30 estabelecimentos comerciais”.

Durante a ação, a equipe visitou lojas, clínicas e empresas em geral, buscando vistoriar os imóveis e orientar os proprietários e funcionários quanto às exigências de instalação das medidas de seguranças contra incêndio e pânico necessárias para esses locais. “Nós conversamos com os comerciantes, explicamos o intuito da operação e fomos muito bem recebidos”.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o objetivo é garantir a proteção das pessoas e do patrimônio, esclarecendo a população quanto aos procedimentos para a regularização e licenciamento das edificações. Além disso, comerciantes também foram orientados quanto à necessidade dos meios preventivos na edificação, sua utilização, bem como os riscos e cuidados a serem tomados para prevenir acidentes e princípios de incêndios. “Aproveitamos esse momento para orientar os funcionários sobre como utilizar as medidas de segurança em caso de necessidade e o manuseio dos equipamentos”, comenta o sargento.

Geralmente, a Operação “Alerta Vermelho” ocorre uma vez por mês e tem caráter apenas educativo. “Esse trabalho não é para notificar os comerciantes, mas verificar a situação e orientar. Em datas posteriores, se retornamos no endereço e, mesmo com as orientações, os responsáveis não adotarem as medidas para a regularização, esses estabelecimentos serão notificados e terão o prazo para regulamentar o imóvel. Caso essa edificação tenha sido visitada em datas anteriores e notificada, a multa pode ser aplicada de imediato”.

Durante a operação, os bombeiros verificam se há acesso aos equipamentos de combate a incêndios; ensinam os comerciantes a utilizar os extintores, alarmes e iluminação; e verificam a validade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVBC), que é um documento emitido pela corporação após a verificação das medidas de segurança instaladas em conformidade com o Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP).

“De maneira geral, as irregularidades constatadas são a falta do projeto e do AVBC. Em algumas situações há itens irregulares, como extintores de incêndio com a data de validade vencida ou lacres rompidos, o não funcionamento da iluminação de emergência, então, verificamos todas essas situações a orientamos os comerciantes sobre as devidas providências. É importante que todos os empresários fiquem atentos para essas medidas”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: