Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

2º Batalhão Ferroviário de Araguari completa 83 anos de história e serviços à comunidade

ter, 3 de agosto de 2021 08:10

Da Redação

Na última sexta-feira, 30 de julho, o 2º Batalhão Ferroviário, Batalhão Mauá, comemorou seus 83 anos de criação, em solenidade fechada realizada na Organização Militar, ocasião esta em que personalidades da cidade foram agraciadas com o Diploma de “Amigo do Batalhão Mauá”, dentre elas o prefeito de Araguari Renato Carvalho (Republicanos), o Comandante do 53º BPM Tenente Coronel Célio  Márcio Tameirão  Junior, o Comandante da 3ª Cia de Bombeiros Militar Capitão Fabrício Silva Araújo, o chefe da Fábrica da IMBEL Coronel Ronaldo César Brasil de Souza,  o presidente do Pica-Pau Country Clube Wesley Silva dos Anjos, os  secretários municipais Antônio Cafrune (Serviços Urbanos), J. Camargo (SETTRANS),  Luiz Felipe Miranda (Obras), Dayane Melo Alves (Controladoria Geral do Município), dentre outras.

Desfile dos antigos integrantes do Batalhão Mauá foi uma das atrações na solenidade de comemoração dos 83 anos da instituição

Criado por meio do Decreto Presidencial nº 268, de 11 de fevereiro de 1938, foi instalado na cidade de Rio Negro/PR, em 29 de julho de 1938, com a denominação de 2º Batalhão Ferroviário e a finalidade de participar da construção do Tronco Principal Sul que demandava de Rio Negro/PR até Roca Sales/RS. No ano de 1965, o 2º Batalhão Ferroviário foi transferido para a cidade de Araguari-MG com a missão de integrar a Capital Federal ao sistema ferroviário nacional.

Nestes 83 anos de criação, o Batalhão Mauá coleciona um enorme acervo de obras espalhado pelos mais diversos rincões do Brasil, além de estar plenamente integrado à sociedade araguarina, contribuindo ativamente pelo crescimento e desenvolvimento nacional.

 

O Comandante do 2º Batalhão Ferroviário, Tenente-Coronel Sérgio Róger Arrais Torres, em seu pronunciamento, parabenizou a belíssima história da instituição, valorizando sua força e utilidade à população. “AO COMPLETAR 83 ANOS DE EXISTÊNCIA, CUMPRI-NOS A GRATA SATISFAÇÃO DE RECONHECER O VALOROSO APORTE DO, AGORA, POTENTE 2º BATALHÃO FERROVIÁRIO À INFRAESTRUTURA DO NOSSO PAÍS. DESDE RIO NEGRO, SUA ESTÂNCIA DE PARTIDA, ATÉ ARAGUARI, NOSSA ATUAL ESTAÇÃO, O BATALHÃO MAUÁ VEM DEIXANDO UM LEGADO IMENSURÁVEL DE CONTRIBUIÇÕES À SOCIEDADE BRASILEIRA, E CONSTRUINDO UMA HISTÓRIA MARCADA POR DESAFIOS E CONQUISTAS.

Resta-nos parabenizar o batalhão Mauá por seus exitosos 83 anos e desejar muitos outros desafios pela frente, o combustível que historicamente tem impulsionado esta composição de escol do exército brasileiro. Que o nosso senhor dos exércitos, nossa locomotiva, ilumine e alimente a chama motivadora que queima em sua fornalha, desde sua criação, nos firmes trilhos da nossa estrada de ferro”, finalizou.

Após o evento, os convidados participaram de um coquetel, ao lado do Tenente-Coronel Torres. Durante a solenidade, foram seguidos todos os protocolos vigentes de combate à pandemia.

 

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    O Batalhão também elevou o nome de Araguari e trouxe muito progresso para nossa cidade. Muitas famílias do Sul vieram morar aqui e estão aqui até hoje basta observar os sobrenomes oriundos dos imigrantes e quantos jovens vinham fazer o serviço militar aqui e ao entorno daquela área onde está situado o batalhão, cresceu demais devido as instalações do quartel naquele local.

Deixe seu comentário: