Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

1ª Conferência Municipal da Saúde Mental começa em abril

sex, 25 de março de 2022 09:50

Da Redação

A conferência será realizada na Capela do IMEPAC

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde realizará nos dias 7 e 8 a 1ª Conferência de Saúde Mental. Na ocasião serão abordados quatro eixos, são eles: Gestão e financiamento; Cuidado aberto em liberdade; Princípios do SUS e Saúde mental durante e pós-pandemia.

“O objetivo da conferência é reunir vários seguimentos da sociedade (usuários, prestadores de serviços, profissionais de saúde, entidades de classe), para discutir e propor estratégias de melhoria na política pública de saúde mental” disse a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro.

O evento acontecerá no auditório da Capela do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, nos 7 e 8 de abril, das 13h às 17h.

As conferências têm o papel de orientar gestores, prestadores, trabalhadores, movimentos sociais, organizações civis e usuários quanto às demandas da Saúde. O relatório final é um documento de socialização da informação e um registro importante dos processos de mudança que englobam a saúde pública do Brasil.

O evento tem um papel pedagógico de educação política, por ser uma forma estratégica de socializar o debate do Sistema Único de Saúde (SUS).

A chefe da pasta de Saúde também enfatizou a importância da participação dos araguarinos. “É de extrema importância a participação de toda população. As propostas apresentadas no município, sobem para serem discutidas com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais e posteriormente com o Ministério da Saúde para implementar e fortalecer o cuidado em saúde mental” esclareceu.

A coordenadora da Saúde Mental, Karine Vieira destacou qual é o foco do evento. “Estamos muito felizes com a conferência que acontecerá nos próximos dias. O principal objetivo do evento é promover a participação popular na tomada de decisão das propostas públicas a serem implantadas e implementadas. É o momento que vamos fortalecer a nossa luta por uma política de saúde mental inclusiva, psicossocial e cada vez mais em rede. Vamos tratar temas muito importantes com o intuito de fortalecer os nossos trabalhos “, pontuou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eduardo Tadeu convidou a população para participar da conferência. “O Conselho Municipal de Saúde é um órgão que é referência na inclusão social, dentro da Secretaria de Saúde. Venho reforçar o convite para a 1ª Conferencia Municipal de Saúde Mental”, disse.

É bom lembrar, que todos os municípios pactuados estão convidados para a conferência.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: