15ª Conferência Municipal reforça compromisso de Araguari com a assistência social
sex, 27 de junho de 2025 09:57Da Redação

Foto 1: Conferências como essa servem para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades reais da população.
A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou no dia 25 de junho, no Cine Rex, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro teve como objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social nas esferas municipal, estadual e federal, além de propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A abertura oficial foi conduzida pelo presidente do CMAS, Alan Ferreira da Cunha, e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e usuários do sistema. Fizeram parte da mesa de abertura o secretário de Comunicação, Rafael Guedes, que representou o prefeito Renato Carvalho; a vereadora Maria Cecília, representando a Câmara Municipal; a secretária de Desenvolvimento Social, Eunice Mendes, que destacou avanços e desafios ao longo das duas décadas do SUAS; e os vereadores Branquinho e Isabel Pires, que reforçaram a importância da articulação entre o Legislativo e as políticas sociais.
Um dos momentos mais marcantes da conferência foi a apresentação cultural da assistente social Regiane de Carvalho, representante dos trabalhadores do SUAS. Ela emocionou o público com uma interpretação musical e a declamação de um cordel inédito, criado especialmente para o evento.
A palestra magna foi ministrada pela assistente social Letícia Alves Carvalho, que apresentou uma análise comparativa entre as propostas da última conferência municipal e aquelas acolhidas na etapa nacional. Segundo ela, 80% das sugestões de Araguari foram incorporadas às diretrizes nacionais, evidenciando a sintonia do município com os debates nacionais sobre a assistência social.
Durante a tarde, os participantes discutiram e aprovaram propostas formuladas nas pré-conferências realizadas em maio: 10 para o âmbito municipal, 2 para o estadual e 2 para o federal. Também foram eleitos os delegados que representarão Araguari na Conferência Regional de Assistência Social, marcada para 22 de julho, em Uberaba.
Delegados eleitos:
- Governo: Eunice (secretária de Desenvolvimento Social), Patrícia (assistente social) e Juliana (titulares).
- Usuários do SUAS: Mateus e Maria Aparecida (titulares); Lucivanda e The Doors (suplentes).
- Trabalhadores do SUAS: Regiane e Lígia (titulares); Rosângela e Sonilda (suplentes).
- Entidades Não Governamentais: Sônia e Vanusa (titulares).
O evento ofereceu certificado de participação e contou com estrutura acolhedora, incluindo café da manhã, almoço e lanche da tarde. Mais que um espaço de debates, a conferência reafirmou o papel da participação popular na construção de políticas públicas mais justas e inclusivas.
Importância social
Conferências como essa são fundamentais para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades reais da população. Além de promover o controle social, elas fortalecem a democracia, ampliam o acesso a direitos e contribuem para o aprimoramento do SUAS, especialmente em tempos em que a proteção social se mostra ainda mais essencial.

Foto 2; O encontro teve como objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Magnus “bate” o invicto São Caetano e conquista o tricampeonato qua, 11 de março de 2026
- Procon Araguari divulga pesquisa de preços do gás de cozinha e combustíveis qua, 11 de março de 2026
- Prefeitura de Araguari lança Programa Bilíngue na Rede Municipal de Ensino qua, 11 de março de 2026
- BR-050 será fechada no KM 36 para serviços no viaduto; trânsito será desviado para as vias marginais qua, 11 de março de 2026
- Dallas Mavericks vence novamente e conquista título simbólico da 1ª fase (Taça Aman Agronegócios) qua, 11 de março de 2026
- Segunda parcela do IPVA 2026 vence entre 9 e 13 de março; fique atento aos prazos e multas qua, 11 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 11 DE MARÇO qua, 11 de março de 2026
- Prefeitura de Grupiara presenteia comunidade com estátua do Padroeiro São Sebastião qua, 11 de março de 2026
- Sessão da Câmara destaca demandas por infraestrutura e transporte público qua, 11 de março de 2026
- Aman Agronegócios vence duelo de favoritos; LDT Engenharia/Drakes e Cascalho Rico estreiam com vitória qua, 11 de março de 2026
> > Veja mais notícias...