Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Escritor araguarino é recebido por General Mourão em Brasília

qua, 19 de maio de 2021 08:09

Da Redação

O escritor araguarino, Edmar César, foi recebido, neste domingo, 16, em Brasília-DF, pelo vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, como parte da divulgação do livro Estrada de Ferro de Goyaz – As Fitas de Aço da Integração, lançado pelo autor em novembro do ano passado.   O encontro ocorreu na vice-presidência, na Praça dos Três Poderes, Palácio do Planalto, Anexo II, na Capital Federal, onde esteve acompanhado pelo Subtenente Feliciano Borges Neto, empresário e ex-vereador de São Gabriel da Cachoeira-AM.

Vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, juntamente com o escritor araguarino Edmar César

O escritor tem realizado, desde o lançamento do livro, uma série divulgações de seu trabalho e, recentemente, intensificado esse projeto de apresentação do livro, como ocorreu em Araguari por ocasião das comemorações alusivas ao Dia do Ferroviário, na plataforma de embarque e desembarque da antiga estação Goyaz, no Palácio dos Ferroviários e na Câmara Municipal, e na Prefeitura de Anhanguera-GO, primeira cidade do estado de Goiás a receber os trilhos da Estrada de Ferro de Goyaz. Várias outras cidades já estão agendadas no roteiro de disseminação dessa história fantástica dos trilhos na região do Triângulo Mineiro e Sul de Goiás.

Edmar César, capitão veterano do Exército serviu com o General Mourão em 2006/2007 por ocasião de sua passagem pela 2ª Brigada de Infantaria de Selva, assessorando-o quando comandava a Brigada Ararigbóia, em São Gabriel da Cachoeira-AM, a cidade mais indígena do Brasil, terceiro maior município em área territorial do país.

No encontro, o vice-presidente destacou o trabalho do araguarino enaltecendo suas qualidades como escritor e militar: “Meu amigo Edmar, servimos juntos em São Gabriel da Cachoeira. Tenho muitas histórias para contar do Edmar. Estou aqui com um dos livros dele, que é o “Estrada de Ferro de Goyaz”. Sabemos que o Edmar é um entusiasta dessa questão, serviu por muito tempo no Batalhão Mauá e é um soldado de primeira categoria”.

O escritor araguarino foi recebido, também, pelo Diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – Marcelo Almeida Pinheiro Chagas. Na oportunidade, foi apresentado o livro naquela diretoria já visando a possibilidade de exposição de material e palestra do escritor sobre as estradas de ferro da região, Companhia Mogyana e Goyaz, como parte da divulgação não só de seu livro, como também da cidade de Araguari, hoje sede do segundo maior Terminal Integrador de grãos e fertilizantes da América Latina.

Tanto na vice-presidência da República como, também, na sede do DNIT foram deixados, pelo escritor, exemplares de seus livros para comporem o acervo histórico das bibliotecas e espaços culturais daqueles locais.

Segundo Edmar César, o livro tem sido seu cartão de apresentação para contatos com autoridades, presidentes e diretores de instituições e entidades culturais, bibliotecas, museus, Academias de Letras, professores, pesquisadores, grupos da família ferroviária e associações de preservação da memória ferroviária, enfim, leitores e amantes do tema. “Tenho atendido inúmeros pedidos de livros pela internet e, agora, pretendo dar maior intensificação nesse projeto com exposições e palestras, guardando e atendendo, rigorosamente, os protocolos de medidas protetivas quanto ao Covid-19.”, finalizou o escritor.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: