Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Pergunte ao doutor (26/03)

sex, 26 de março de 2021 00:16

 

1-O que é a rosácea?

Sabe aquela vermelhidão no rosto que aparece no fim do dia ou logo após tomar um drink ou comer algo apimentado? Ela pode ser uma doença chamada rosácea. Tal problema gera lesões inflamadas na cútis, afetando áreas como bochechas, nariz, testa e queixo. Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Conforme a doença se agrava, a vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia.

A rosácea e uma doença inflamatória crônica, recorrente, que afeta frequentemente a pele e mais raramente os olhos. Ela possui vários tipos, cada um de acordo com os sintomas do paciente. Uma destas formas é muito confundida com o quadro de acne, as chamadas “espinhas”.

Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle.

 

2-O que causa a rosácea?

A causa ainda não está completamente esclarecida, porém existem vários fatores contribuintes como disfunções nos vasos sanguíneos da pele, reações inflamatórias frente a micro-organismos na pele, alterações na imunidade inata, além dos danos causados na pele pelos raios ultravioleta.

 

 3-Qual é a idade e sexo mais acometidos?

Geralmente, se manifesta em pessoas claras, que têm tendência à oleosidade e à sensibilidade, mas pode aparecer em qualquer tipo de pele, sendo ela seca, mista ou normal também. Apesar de ser comum em mulheres a partir de 25 anos, a doença também pode acometer homens.

Já os homens podem desenvolvem rinofima (afecção que afeta o nariz, originada pela rosácea) mais frequentemente.

E a rosácea também pode acometer crianças mais raramente.

 

4-A rosácea fica ainda mais evidente no inverno? 

Na verdade, a piora dessa condição está relacionada à intensidade de raios ultravioletas. Assim, é no verão que a questão realmente pode se agravar. Mas vale lembrar que, mesmo em dias frios, é importante usar protetor solar e evitar a exposição excessiva ao sol.

 

 5-Como podemos evitar que a rosácea se torne algum problema mais grave?

Procurando um dermatologista, o qual está habilitado para diferenciar o quadro de outras doenças de pele, as quais podem ser parecidas, e iniciar o tratamento corretamente. O diagnóstico deve ser feito corretamente, determinando cada tipo de rosácea, visando o tratamento correto a ser feito.

 

6-Como prevenir a piora de estágio da rosácea?

Mesmo sendo crônica, a rosácea pode ser prevenida para evitar a piora de estágio. O paciente deve moderar a alimentação e prestar atenção em hábitos corriqueiros que podem colaborar para agravamento da doença. Deve-se evitar alimentos muito quentes e picantes, álcool em excesso, temperaturas muito altas, exposição ao sol, estresse e exercícios extenuantes.

Algumas pessoas pioram a condição da pele com a ingestão de chocolate. Por isso, todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: