Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município continua registrando 100% de ocupação de leitos de alta complexidade

ter, 6 de outubro de 2020 00:52

Da redação 

Os dados da microrregião Araguari/Uberlândia mostram que 81,29% dos leitos de UTI estão ocupados

Os dados da microrregião Araguari/Uberlândia mostram que 81,29% dos leitos de UTI estão ocupados

O número de internações devido à covid-19 voltou a subir. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), os dados referentes à microrregião Araguari/Uberlândia, mostram que 81,29% dos leitos de UTI estão ocupados. Segundo verificou a reportagem, desde o final de semana a taxa de ocupação de leitos em Araguari está em 100%, o que corresponde a 20 pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.

Além da Santa Casa de Misericórdia que disponibiliza leitos de UTI, o aumento também foi sentido principalmente no Hospital de Campanha, onde há nove internações em enfermaria; além do Hospital São Sebastião, onde foram contabilizadas sete internações. No total, 22 estão em leitos de enfermaria. A reportagem também recebeu informações de que dois pacientes aguardavam internações em leitos de alta complexidade, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde não se posicionou sobre isso.

O informativo mostra ainda que, na cidade, os casos também aumentaram: são 3.589 confirmações e 1.653 suspeitas, sendo que 34 pessoas ainda aguardam o resultado de exames laboratoriais. Já, o número de mortes permanece sem alterações, tendo sido registrado até o momento 80 óbitos causados pela doença. No entanto, há três mortes sendo investigadas no município – uma delas relacionada a um paciente de 93 anos que estava internado na rede privada de saúde. O óbito foi notificado e publicado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta segunda-feira.

O boletim estadual, por sua vez, continua demonstrando o aumento de casos da doença na cidade, que chegou a 3.540 confirmações registradas desde o começo da pandemia. Além de ter 418 pacientes em acompanhamento, a boa notícia é que Araguari contabiliza 3.042 pessoas recuperadas. O documento também não aponta novas mortes, mas a taxa de letalidade permanece alta, chegando nesta segunda-feira a 2,26%. Mas a reportagem verificou ainda que em todo o estado foi sentida a diminuição das mortes ligadas à pandemia.

Conforme o balanço epidemiológico estadual, a tendência de queda é destacada embora já tenham sido registradas 7.656 mortes devido à doença registradas em 611 municípios. Por sua vez, o número de confirmações chega a 308.466 no estado, sendo que 1.200 deles receberam confirmação pelo órgão estadual entre domingo, 4 e esta segunda-feira. O perfil epidemiológico relacionado às mortes aponta que em 75% dos casos terminados em fatalidade havia presença de comorbidades anteriores, sendo doenças do coração, diabetes e pneumopatias as mais comuns entre elas.

Vacina

Em esforços contra o novo coronavírus, o Brasil está próximo de uma vacina. De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, “em breve” uma vacina será acrescentada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), que integra o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós vamos ter mais uma vacina aqui, talvez vários tipos, mas a vacina da covid-19 vai estar aqui, liberada para que a gente possa vacinar a população também nesse programa. Essa é outra grande tarefa do SUS, do nosso PNI e da Secretaria de Vigilância em Saúde”, pontuou o ministro.

O assunto foi salientado durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação – campanha voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, onde serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional para o grupo. As ações começarão na nesta segunda-feira, 5, e vai até dia 30 de outubro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: