Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Município registra três dias sem óbitos confirmados

ter, 25 de agosto de 2020 01:25

Da redação

Academias retornam suas atividades em Araguari

Academias retornam suas atividades em Araguari

Embora os registros ainda mostrem crescimento acelerado de casos confirmados de covid-19, os óbitos para a doença deram uma cessada nos últimos dias, de acordo com os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde. Desde o dia 20, o boletim epidemiológico municipal não acrescentou nenhum novo óbito em seus dados. Porém o número de infectados crescem rapidamente: os dados atualizados apontam para 2.135 casos confirmados e 1.005 suspeitos.

Outro assunto que pauta discussões é quanto à ocupação de leitos na cidade. De acordo com o subsecretário de saúde, Saulo Borges, o número de leitos em funcionamento no Hospital de Campanha foi ampliado na última semana, acompanhando a demanda do município. Agora, o HCAMP conta com 26 leitos em pleno funcionamento. “O hospital já contava com 26 leitos disponíveis, porém não estavam em funcionamento, pela ausência da necessidade, uma vez que somente 14 estavam sendo usados. Quando o número de internados se aproximou, que foi semana passada, como já estávamos preparados pra isso, efetivamos o funcionamento de todos os leitos, com aumento de insumos e profissionais”. Ainda conforme o subsecretário, já estão sendo realizados os trâmites necessários para a adequação do desenho original do Hospital de Campanha, ou seja, com a efetivação de  50 leitos.

No último sábado, 22, foi publicado no Correio Oficial da Prefeitura Municipal o novo decreto nº 143/2020, que regulamenta novas regras e medidas de prevenção para o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais, consolidando as medidas de enfrentamento à pandemia. Desta forma, ficando estabelecidos os seguintes horários de funcionamento para estabelecimentos comerciais: as atividades econômicas não essenciais (comércio), ficam autorizadas a funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h; o comércio de alimentos para consumo no local, como bares, restaurantes e lanchonetes, ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo das 5h às 0h; nos bares, o funcionamento será permitido de segunda a domingo, a partir das 5h, com o encerramento do atendimento até à meia-noite; o comércio de serviços essenciais, como por exemplo, supermercados, farmácias, entre outros, estão autorizados a funcionar de segunda a domingo, inclusive feriados das 7h30 às 22h, desde que estabelecido em acordo ou convenção coletiva de trabalho, firmado com a entidade sindical representante da categoria profissional.

O decreto ainda estabelece, expressamente, normas de higiene para o funcionamento de algumas áreas específicas, como para os estabelecimentos na modalidade self-service, moto-taxi e comércios essenciais.

Um dos assuntos mais comentados no final de semana foi sobre a liberação das academias e clubes sociais, que passaram a ser incluídas nas atividades autorizadas na “onda amarela” do programa Minas Consciente. Portanto, tais atividades passam a ser liberadas no município. Para o funcionamento das academias, deverá ser respeitada a limitação por metragem de 10 m² entre os usuários, além de só funcionarem o horário agendado. Ao longo do dia, o estabelecimento deverá ser fechado para limpeza completa a cada duas horas de funcionamento e deverão ser disponibilizados profissionais para higienizarem os equipamentos após cada utilização. As academias precisam fazer aferição da temperatura com termômetro na porta e respeitar os dois metros de distância entre as pessoas durante a utilização de equipamentos. No caso dos exercícios aeróbicos, o espaço deve ser de três metros. Outros protocolos do Minas Consciente, como uso de máscara e disponibilização de álcool em gel também devem ser seguidos.

Mesmo com as mudanças e evoluções das ondas em várias regiões de Minas, o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral ressaltou a necessidade indispensável de manter os cuidados de prevenção à covid-19.

A boa notícia é que os óbitos para a doença deram uma cessada nos últimos dias.

A boa notícia é que os óbitos para a doença deram uma cessada nos últimos dias.

“Aquelas pessoas que estão retornando progressivamente às atividades do dia a dia, reforçamos que ainda é fundamental seguir os cuidados básicos, como fazer o uso de máscara e álcool gel, além de manter o distanciamento social. Isso é o que vai permitir que as nossas ondas do Minas Consciente possam progredir e trazer cada dia mais benefícios para sociedade”, disse o secretário.

 

Cenário Estadual

Até o momento, foram 195.920 casos confirmados da covid-19 em Minas Gerais e 4.805 óbitos. Desse total de óbitos, 15 foram confirmados pela SES-MG nas últimas 24 horas.

“As confirmações tiveram alguns picos nos últimos dias, o que pode ser considerado como representativo da mudança do nosso sistema de avaliação acompanhando o Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (SIVEP-Gripe)”, pontuou o Carlos Eduardo Amaral.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: