Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Coluna: Da redação (19/08)

qua, 19 de agosto de 2020 00:00

Abertura da redação

 

RESPOSTA

Em relação à nota publicada nesta coluna, na edição de ontem, o Secretário Municipal de Obras Expedito Castro Alves Junior enviou um ofício à Gazeta, explicando a situação desconfortável dos buracos em vias da cidade, especialmente na Rua Mauro Cunha. Segundo o Secretário, para que resulte a esperada qualidade da pavimentação, alguns cuidados devem ser tomados tanto pela empresa executora, quanto pelos usuários das vias.  “Durante o tempo de cura da massa asfáltica foi observado que diversas casas não obedeceram a recomendação e jogaram água de servidão na rua recém executada. Além disso, usuários que não eram moradores desciam dos carros e retiravam os cones, e acessavam também a rua recém executada”

 

E AGORA?

Algo tem que ser feito em relação a essas vias. A população também deve se conscientizar: os transtornos causados por obras resultarão em benfeitorias. Esperamos um final feliz pra essa novela…

 

CAPACITAÇÃO

O 2º Batalhão Ferroviário, Batalhão Mauá, realizou no período de 10 a 14 de agosto a entrega do Certificado de Conclusão da capacitação teórica e prática em operação, segurança e manutenção de guindastes e empilhadeiras, ministrada pela Companhia de Equipamento e Manutenção (CEEM) desta OM, para as seguintes Organizações Militares: Batalhão Central de Munição e Suprimento (BCMS), Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento (BMSA), Companhia de Comando (CIA CMDO), 1º Depósito de Suprimento (1º D SUP), Depósito Central de Munição (D C MUN), Hospital de Campanha  (H CMP), Prefeitura Militar de Brasília (PMB). O objetivo foi o de capacitar os operadores e instrutores de operadores para a correta utilização dos equipamentos.

 

VAI OU NÃO VAI?

O atual chefe do Executivo ainda não definiu sua situação com relação a sua pré-candidatura deste ano. Se ele não for a expectativa é qual candidato ele irá apoiar no pleito de novembro de 2020. Façam suas apostas.

 

MUDOU

A Gerência de Caixa Econômica Federal de Araguari informou que agência do Município adotará um novo horário de atendimento das 8 às 13 horas.

 

PASSOU DA HORA

Como relatado em colunas anteriores, Araguari necessita com urgência de uma nova agência da Caixa, pois a atual não suporta a quantidade de atendimentos e principalmente agora, com a pandemia, o problema ficou evidenciado.

 

RECORRENTE

A Gazeta do Triângulo sempre cobrou do poder público que uma nova agência fosse instalada na cidade e quem sabe agora, com quatro deputados em nossa cidade, a situação possa mudar, pois é uma vergonha o que a população passa para ter os serviços do banco.

 

ELEIÇÕES 2020

Começou ontem, e vai até o dia 16 de setembro o prazo para que os juízes eleitorais de cada município nomeiem os mesários e os membros das mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como os eleitores que atuarão no apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020. As datas foram alteradas com a Emenda Constitucional nº 107/2020, que, em razão da pandemia, adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2° turnos). Originalmente, as nomeações seriam de 7 de julho a 5 de agosto. De acordo com o TSE, os locais designados para o funcionamento das mesas receptoras serão publicados até 16 de setembro no Diário de Justiça Eletrônico, nas capitais. Caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) regulamentar a forma de publicação para os demais locais.

 

MESA RECEPTORA

Segundo o tribunal, a mesa receptora de votos é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários e um secretário. O presidente da mesa é a autoridade máxima dentro da seção eleitoral, cabendo a ele “garantir o sigilo do voto de cada eleitor e a tranquilidade no ambiente de votação, além de zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo”. Os membros da mesa receptora são responsáveis por organizar os trabalhos das seções eleitorais do início até o encerramento da votação. Também cabe a eles receberem o eleitor, colher e conferir a assinatura no caderno de votação com os documentos apresentados e liberar a urna para o voto.

 

VOLUNTÁRIO

O Programa Mesário Voluntário permite que o eleitor se candidate a trabalhar no dia da eleição. Devido à pandemia, o TSE preparou uma campanha que, além de incentivar a inscrição voluntária de mesários, orienta os colaboradores a garantir, no dia da votação, toda a proteção necessária para reduzir os riscos de contaminação.

2 Comentários

  1. Roberto disse:

    Deixa dessa ilusão Araguari não vai ter outra agência da caixa não é que eu sou pessimista e que esse governo federal que mais e vender e fechar os órgãos públicos então tiramos essa ideia da cabeça

  2. Joao disse:

    Roberto, você esta correto, essa conversa de nova agencia e igual ao nosso shopping, SONHO MEU.. SONHO MEU

Deixe seu comentário: