Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Pergunte ao doutor (09/07)

qui, 9 de julho de 2020 11:33

Abertura-pergunte-ao-doutor

1- O que é Apnéia do Sono?

A Síndrome da Apneia do Sono é caracterizada por pausas involuntárias e repetitivas da respiração durante o sono. Sim, é isso mesmo o que está escrito! A apneia ocorre quando um indivíduo para de respirar durante 10 segundos ou mais. Isto pode acontecer por até cem vezes durante a noite.

Uma das principais dificuldades da apneia do sono, é que 80% das pessoas não sabem que são portadoras desta síndrome e, portanto, não procuram tratamento.

Esta patologia deve ser levada muito a sério – a apneia do sono pode afetar pessoas de todas as idades, até mesmo crianças.

A Apneia do Sono é um evento respiratório que ocorre quando a garganta se fecha completamente por mais de 10 segundos.

A Hipopneia é outro evento respiratório caracterizado por episódios de respiração superficial ou anormalmente lenta durante um período de tempo prolongado (sempre mais do que 10 segundos). Pode causar uma diminuição da saturação de oxigênio no sangue de 3% ou mais. A hipopneia implica uma obstrução parcial das vias aéreas, enquanto que na apneia essa obstrução é total

 

2-Eu ronco ou sofro de apnéia do sono ?

 

O ronco ocorre quando o ar não consegue movimentar-se livremente através do nariz e da garganta durante o sono. Isto faz com que os tecidos circundantes vibrem e produzam o conhecido som do ronco.

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono  (SAOS) é o tipo mais comum de Distúrbio Respiratório do Sono. É caracterizada por episódios frequentes de apneia ou eventos de hipopneia durante o sono. Afeta pessoas de todas as idades.

 

3-Por que você sofre de apnéia do sono?

Alguns fatores predispõem este distúrbio. Estes fatores de risco incluem, mas não se limitam a: sexo masculino, sobrepeso, idade acima de 50 anos, pescoço largo, nariz estreito, osso mandibular pequeno, ou histórico de apneia do sono na família.

 

4-Como é viver com Apnéia do Sono (SAOS)?

Se você sofre de apneia do sono, você geralmente não tem problemas para adormecer, mas o seu sono não é repousante, mesmo que você não perceba. A apneia do sono pode afetar a sua qualidade de vida e a sua saúde. Antes de ser diagnosticada, a SAOS está associada a um grande número de sintomas sem alívio. É provável que se sinta cansado pela manhã ou que tenha tendência a cochilar durante o dia.

A apneia do sono está sempre relacionada ao ronco, porém nem todos aqueles que roncam sofrem de distúrbios respiratórios.

 

Talvez você sofra de outros sintomas, tais como: pesadelos frequentes; repetidas idas ao banheiro durante a noite; sensação de sufocamento durante a noite; despertar com dor de cabeça; irritabilidade; redução da libido; problemas cardiovasculares; sonolência diurna.

 

5-Qual é o mecanismo da Apnéia do Sono ?

Quando estamos acordados, os músculos da garganta e a parte posterior da língua permanecem ativos e o ar passa livremente, mas quando estamos dormindo, o tônus muscular é reduzido. As vias aéreas podem ficar bloqueadas ou mais estreitas simplesmente porque os músculos da garganta tendem a relaxar mais do que o normal. Os tecidos moles na parte posterior da garganta colapsam, obstruindo a respiração.

O fluxo de ar é interrompido, reduzindo o nível de oxigênio no sangue. O cérebro identifica a falta de oxigênio e reage perturbando o sono e causando o despertar. Isto pode ocorrer várias vezes durante a noite. Consequentemente, o sono do indivíduo é extremamente fragmentado e de baixa qualidade.

Se você sofre de apneia do sono, provavelmente não se recordará desses despertares, porque você não estava num estado de consciência quando ocorreram.

 

6-Quais as consequências da demora no diagnóstico?

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é uma doença muito comum, porém a falta de conscientização significa que a grande maioria dos pacientes continua sem um diagnóstico e, portanto, sem tratamento.

Quando não tratada, a SAOS pode acarretar consequências graves, inclusive diminuição do tempo de vida. Somente um estudo do sono poderá definitivamente diagnosticar a presença da apneia do sono, bem como o seu nível de gravidade.

Há fortes evidências de que pessoas portadoras de apneia do sono grave morrem prematuramente porque elas têm mais probabilidades de desenvolverem doenças cardiovasculares do que aquelas que não sofrem de apneia do sono. Durante um episódio de apneia, os batimentos cardíacos passam a ser irregulares, elevando a pressão arterial. Isto pode causar a elevação da pressão arterial diurna (hipertensão).

Se você estiver muito acima do peso e sofre de apneia do sono, você tem grandes probabilidades de desenvolver diabetes e apresentar aumento considerável do colesterol no futuro. Esses também são fatores de risco importantes para infarto agudo do miocárdio e AVC

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: