Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (08/08)

qua, 8 de julho de 2020 01:28

PREOCUPADOS

Araguarinos estão com medo de terem sido infectados por Covid-19 por Jair Bolsonaro, em sua vinda à cidade. O presidente esteve no município dia 27 de junho. A visita gerou grande aglomeração, e sem máscara, o Bolsonaro cumprimentou moradores. Ontem, o presidente anunciou ter testado positivo para a doença do novo coronavírus.

DESTAQUE

Araguari é única, entre principais cidades do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, a registrar saldo positivo em geração de emprego no mês maio. Após registrar saldo negativo em abril, como resultado do agravamento da crise financeira causada pela pandemia de coronavírus, que obrigou o município a restringir as atividades comerciais, Araguari voltou a contabilizar saldo positivo de 104. Em maio, foram 721 contratações e 617 demissões. Os setores de Agropecuária (84) e Construção (103) foram os responsáveis pelos dados positivos. Já Comércio (-24), Indústria (-43) e Serviços (-13) demitiram mais do que contrataram.

ELEIÇÕES 1

É notório que vários nomes têm surgido e borbulhado no cenário político local, visando o cargo máximo do Palácio, mas o que se vê são nomes sem nenhuma condição de disputar a sonhada cadeira de prefeito e até mesmo um lugar no Legislativo municipal. Outro ponto que deve ser abordado é a mudança que precisa acontecer em nossa Câmara, pois vários nomes que lá estão não cumprem os requisitos mínimos de um legislador de verdade.

ELEIÇÕES 2

O pleito eleitoral se aproxima e muita coisa ainda há para acontecer, porém, começaram as jogadas de marketing de todos os lados. O eleitor tem que estar atento e desde agora preparar a escolha daqueles que irão lutar pelo futuro de nossa querida Araguari. A solução dos problemas cotidianos depende de cada um de nós.

TRÂNSITO

Se falarmos em segurança no trânsito, é impressionante como uma grande parte dos motoristas araguarinos desrespeita a legislação vigente. Se ficarmos cinco minutos em qualquer semáforo da cidade, registraremos mais de 60% dos condutores passando pelos mesmos em sinal de parada. Os motociclistas são os mais abusados, transpondo os sinais sem ao menos reduzir a velocidade. Um verdadeiro absurdo, que contribui e muito para o crescimento das estatísticas de acidentes na cidade. O motorista precisa ser mais consciente, pois, mesmo com as melhorias realizadas no trânsito, se elas não forem respeitadas muitos acidentes ainda ocorrerão.

IMPACTOS I

Os impactos a serem deixados pela pandemia serão de monta, principalmente na esfera de valores e costumes. A proximidade maior com a morte baixará uma cortina de frieza entre as pessoas. O pragmatismo se elevará no processo decisório, a exigir políticas de resultados. A pressa e ações intempestivas se expandirão na esteira de recuperação do tempo perdido. Alguns analistas chegam a projetar os efeitos em escala mundial.

IMPACTOS II

Os EUA deixarão de ser o principal protagonista da política mundial ao perderem sua condição de fonte de estabilidade no planeta; a cooperação internacional definhará, eis que as Nações foram incapazes de lidar conjuntamente com as ameaças; a austeridade fiscal vai para o beleléu, ante a inevitável condição de governos aumentarem gastos para enfrentar as turbulências provocadas pela epidemia e a globalização, cantada e tão decantada, perderá seus eixos por conta dos controles rígidos que os países adotarão para proteger suas fronteiras e economias. Moisés Naím é um desses analistas.

NOVAS ONDAS

China, Índia e países europeus, como a Alemanha, começam a registrar novas ondas da pandemia. Na China, o vírus se espalha pelos porcos.

DIM DIM

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), divulgou, na tarde de ontem, por meio de suas redes sociais, a escala de pagamentos para o funcionalismo público mineiro.  A primeira parcela para os servidores, no valor de até R$ 2.000, será depositada na terça-feira (14). A segunda parcela, com o restante do salário, será quitada na sexta-feira (25).  Para os servidores da saúde e da segurança pública, o salário integral será pago na sexta-feira (10).

4 Comentários

  1. Marco disse:

    “PREOCUPADOS” Se seguirmos este este raciocínio, com certeza, o presidente Jair Bolsonaro também deve estar pensando que contraiu o vírus dos araguarinos. Esse tipo de matéria tem cunho meramente especulatório, com viés político, não devemos dar credibilidade a veículos de imprensa que trabalham com “achismos”.

  2. Roberto disse:

    Quem esteve lá no dia e cumprimentou o presidente sem máscara eu não quero ser ruim não mas eu não tenho do não dessas pessoas se pegou dele e porque quis porque falam pra tomar cuidado e não quer e ainda ficam ouvindo um psicopata que é Presidente eu acho e pouco

  3. Adriano disse:

    Realmente, que os meios de comunicação do país estão um “LIXO”, todos concordam, eles “DESINFORMAM”, quem tenta buscar informação. Até aqueles meios que não tinham tanta dependência das “TÊTAS” do governo federal, como os que todos sabem, foram contaminados pela “CANALHICE” que tomou conta do meio “jornalístico”. Infelizmente os meios de comunicação de Araguari seguem a mesma cartilha, contribuindo para comentários “IMBECIS” como o das 10:59 de hoje. LAMENTÁVEL…

  4. Roberto disse:

    Caro colega Adriano eu não sei se o seu comentário e como uma forma de sentir as dores em relação a visita do presidente deve ser apoiador dele mas não é só eu que ver as imbecilidades do nosso Gestor nacional infelizmente no Brasil ainda tem cidadãos que acham que um político fala a língua que tá sentindo e aí acham que ele vai ser um salvador e olha como tá o país não mudou nada piorou

Deixe seu comentário: