Domingo, 05 de Abril de 2020
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Saúde Alerta – Como ir bem num concurso?

qua, 19 de abril de 2017 05:43

Abertura-saude-alerta

Você está em uma maratona intensa de estudos para prestar algum concurso, percebe que o seu rendimento para cumprir seu cronograma de estudos diminuiu. Você começa, então, a se sentir estressado e a ter dificuldades para tomar decisões ou priorizar as matérias mais importantes.

A origem deste problema pode estar na desorganização.

A organização simplifica o trabalho do cérebro, pois possibilita que ele anteveja o seu esforço para executar suas funções.

Quando você precisa encontrar algo em meio à bagunça, o cérebro gasta tempo e desempenho para realizar essa tarefa. Isso faz com que ele fique cansado e haja uma queda em seu rendimento, principalmente nas atividades que demandam mais energia, como tomar decisões.

Em contrapartida, um ambiente organizado transmite tranquilidade, o que estimula o cérebro a liberar serotonina, responsável pela sensação.

Organize-se e simplifique a vida do seu cérebro ao estudar para um Concurso Público.

O primeiro passo para organizar-se é descartar tudo o que for desnecessário e guardar tudo o que não estiver em uso no momento.
Utilize ferramentas e recursos que auxiliam na organização: agendas, tabelas, apps, tudo que permita que você liste suas tarefas de estudo do dia.
Priorize suas tarefas e deixe aquelas que não são urgentes de lado.
Multitarefa não é para todos. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo e resolver várias coisas superficialmente. Prefira realizar uma tarefa por vez com profundidade e atenção aos detalhes.
Simplifique seu dia: reúna estudos que se complementam em um dia.
A rotina é sua melhor amiga na hora de estudar para um concurso público.

Agora quem são os inimigos do rendimento baixo?

Falta de sono ou sono de má qualidade. É preciso ter de 6 a 8 horas de sono por dia para manter o cérebro descansado.
Má qualidade na alimentação. Alimentos gordurosos e açucarados drenam a energia física e mental, contribuindo para o baixo rendimento nos estudos. Prefira alimentos naturais e saudáveis.
O sedentarismo também contribui para diminuir a energia corporal e mental. Manter uma atividade física regular aumenta a disposição, evita problemas de saúde e melhoram a qualidade do sono.
Saber parar de estudar também é importante. A sobrecarga mental não só diminui seu rendimento como faz com que tudo o que você estudar quando estiver sobrecarregado seja perdido.
Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso são prejudiciais aos estudos. Durante o período em que estiver estudando, prefira ingerir água para manter-se hidratado e, se possível, não fume.

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