Vereador propõe casa de apoio em Barretos para receber pacientes com câncer
ter, 3 de dezembro de 2019 05:35por Laura Alvarenga
Há algumas semanas, o vereador Paulo do Vale (PV) durante leitura de requerimentos na Câmara Municipal, apresentou a proposta de uma casa de apoio a pacientes de Araguari, portadores de câncer, que realizam o tratamento em Barretos (SP).
Recentemente, após a votação e aprovação das emendas do orçamento impositivo, o vereador contou ter destinado a parte dele à saúde, no valor aproximado de R$ 131 mil, para que a secretaria de Saúde possa alugar uma casa no município de Barretos destinada a receber os pacientes araguarinos e, possivelmente de distritos vizinhos.

Vereador ainda falou da possibilidade em fazer um convênio para abrigar moradores de cidades vizinhas
O orçamento impositivo visa que o poder Executivo destine 1,2% do orçamento anual à área da saúde ou para as entidades propostas pelos vereadores na Lei Orgânica do Município (LDO). A lei estabelece que a porcentagem seja usada na sua totalidade para o setor da saúde do município, ou que, 0,6% seja para a saúde e 0,6% para o segmento indicado pelos vereadores. De acordo com a porcentagem estabelecida, cada vereador tem em torno de R$ 212 mil para utilizar através do orçamento impositivo.
Paulo do Vale relatou que este é um pedido feito por ele desde o seu segundo mandato. De acordo com o vereador, atualmente existem em torno de 30 pessoas no município, que fazem tratamento de câncer na cidade de Barretos. “Há muitas pessoas que fazem tratamento na cidade de Barretos e tem essa dificuldade para se hospedar. A diária que eles ganham do município é irrisória, então sempre tem essa dificuldade”.
Nestes casos, é comum o paciente ir com um acompanhante e, dependendo do estágio da doença e tratamento necessário, ele pode precisar permanecer na cidade desde poucos dias até alguns meses. Segundo Paulo do Vale, outras cidades como Goiânia, Santa Helena de Goiás e Patrocínio proporcionam essas casas de apoio a seus referidos munícipes. Na oportunidade, ele ainda afirmou que, nem todos os dias haverá pacientes na casa, mas o fluxo de pessoas pode surgir repentinamente.
“Como é algo novo acontecendo, creio que a permanência seja pelo período de tratamento. Nessa casa terá internet, uma pessoa para atender e a manutenção geral do local”, relatou.
Paulo do Vale ainda deu o exemplo de São Gotardo, uma cidade vizinha de Araguari, que tem uma casa de apoio em Barretos. Hoje eles atendem cerca de 600 famílias, além de ampliarem o atendimento das cidades no entorno.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Gazeta Social, 5 de dezembro qui, 5 de dezembro de 2019
- Projetos de autoria do Executivo são aprovados em sessão extraordinária na Câmara Municipal qui, 5 de dezembro de 2019
- Direito e Justiça qui, 5 de dezembro de 2019
- Com as chuvas o número de acidentes é maior nas rodovias do município qui, 5 de dezembro de 2019
- Chuva forte causa alagamentos e transtornos em diversos bairros de Araguari qui, 5 de dezembro de 2019
- Permanência na Série B faz orçamento do América para 2020 cair pela metade qui, 5 de dezembro de 2019
- Esporte – Xadrez em Destaque qui, 5 de dezembro de 2019
- Reunião debate código de saúde referente à classe de açougueiros qui, 5 de dezembro de 2019
- Radar – Vacinado qui, 5 de dezembro de 2019
- Pergunte ao Doutor – Qual objetivo do toque retal? qui, 5 de dezembro de 2019
> > Veja mais notícias...