Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019
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Secretaria de Saúde anuncia melhorias no Pronto-Socorro Municipal

qui, 6 de agosto de 2015 08:40

por Mel Soares

Ponto eletrônico para facilitar o controle de entrada e saída de profissionais foi viabilizado neste mês

Na tarde desta quarta-feira, 5, a secretária de Saúde Lucélia Rodrigues reuniu a imprensa para divulgar sobre o novo programa de atendimento realizado no Pronto-Socorro Municipal.

Esquema de trabalho do Pronto-Socorro é divulgado pela secretaria de Saúde

Esquema de trabalho do Pronto-Socorro é divulgado pela secretaria de Saúde

 

Nos últimos meses, a diretoria da unidade de saúde promoveu alterações nas dependências do prédio no intuito de oferecer comodidade aos pacientes.

Sendo assim, o objetivo principal do encontro foi o de mostrar a população sobre funcionamento, quadro de funcionários e número de pacientes.

Segundo o diretor de enfermagem Ualter França, nos últimos seis meses o Pronto-Socorro atendeu mais de 59 mil pessoas. No entanto, o número poderia ser menor, levando em conta a procura desnecessária pelo atendimento, que prioriza casos emergenciais.

“Por dia são atendidas cerca de 220 pessoas. Destas, 26 precisam, de fato, receber os cuidados médicos, pois correm risco de morte. Ou seja, grande parte dos pacientes pode procurar a atenção básica através do Posto de Saúde ou Policlínica para marcar uma consulta”, explicou.

A maioria destes pacientes procura o PS com sintomas de gripe, diarréia ou ainda para fazer curativos ou solicitar atestado médico. A Unidade de Pronto Atendimento que deve ser inaugurada no fim do ano atenderá apenas urgências e emergências, conforme determinação federal. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização da população, pois o sistema de uma UPA é diferente e não irá englobar atendimentos simples como solicitação de exames, curativos simples, controle de diabetes, troca de receitas, testes de gravidez e aferições rotineiras de pressão arterial”, adiantou.

Ponto eletrônico foi instalado no Pronto-Socorro no dia 1º de agosto

Ponto eletrônico foi instalado no Pronto-Socorro no dia 1º de agosto

 

Acolhimento com classificação de risco

Conforme informações da secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, por determinação da secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (conforme resolução SES-MG nº 2319, de 19 de maio de 2010), o Pronto-Socorro utiliza a Classificação de Risco do paciente. O atendimento não é feito pela ordem de chegada sendo priorizados os casos mais urgentes. “A classificação de Risco é um mecanismo de inclusão e não tem o objetivo de negar o atendimento médico, mas sim de agilizar, organizar e garantir o atendimento, segundo suas necessidades”, explicou.

Quadro de médicos

Cinco médicos atendem das 7 às 19h. No período da noite, compreendido entre 19 e 7h, em que o fluxo de atendimento é menor, três médicos estão de plantão.

Ponto eletrônico

A secretaria de Administração implantou o sistema eletrônico para facilitar o controle de entrada e saída de profissionais. “O ponto eletrônico foi viabilizado no dia primeiro de agosto e até o final do mês estará em período de teste”, destacou a secretária de Saúde.

1 Comentário

  1. karen lima disse:

    Mensagem so de decpecâo meu filho de 7 anos precisou de atendimento foi atendido sim depois de varias idas e vindas foi constatado INFECÇÃO DO Apendice mandaram para casa pois não tinha febre ,se tivessemos acreditado nos profissionais isto é dizem profissionais . Tivemos que recorrer a outros meios .POR FAVOR CONTRATE PROFISSIONAIS MAIS HUMANO QUE TEM AMOR NAQUILO QUE FAZ ELES ESTÃO LIDANDO COM VIDAS.

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