Resolução do Contran para instalação de câmeras e retrovisores traseiros em vans escolares entra em vigor
qua, 31 de janeiro de 2018 05:09Da Redação
Equipamento deve ser exigido no município a partir do segundo semestre desse ano
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) emitiu, em outubro de 2014, uma resolução exigindo a utilização obrigatória de espelhos retrovisores ou câmeras traseiras em veículos destinados ao transporte escolar. O prazo para a adequação dos veículos terminou no dia 1º de janeiro desse ano e a expectativa é de que o município passe a exigir os equipamentos a partir do segundo semestre desse ano.

Mais de 180 condutores prestam o serviço de transporte escolar no município
De acordo com a Resolução nº 504, de 29 de outubro de 2014, é obrigatória a utilização de espelhos retrovisores, equipamento do tipo câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente, a ser instalado nos veículos destinados ao transporte coletivo de escolares, considerando a necessidade de garantir ao condutor do veículo a visão completa durante o embarque e desembarque de passageiros.
Após a publicação do documento, os condutores tiveram o prazo de três anos para adaptar os veículos, porém, muitos municípios ainda não exigem os equipamentos para a prestação do serviço. Conforme o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Araguari, Luiz Antônio Lopes, a expectativa é de que os veículos sejam adaptados para o próximo semestre. “Para esse semestre não estamos cobrando a instalação, mas iremos notificar os condutores, mas exigindo que os veículos estejam adaptados no próximo semestre desse ano”.
O cadastramento de vans para a prestação do serviço de transporte escolar teve início no dia 15 desse mês e termina nessa quarta-feira, 31. Os interessados em regularizar a situação do veículo devem comparecer à secretaria de Trânsito, localizada na praça Getúlio Vargas, 112, Centro, durante o horário comercial.
Para prestar o serviço, o condutor deverá apresentar toda a documentação exigida pelo município e o veículo passará por vistoria, na qual será analisada a presença de equipamentos obrigatórios, como extintor de incêndio, tacógrafo, faixa amarela, cinto de segurança e lanterna superior dianteira e traseira.
Atualmente, mais de 180 condutores prestam o serviço no município, sendo que aproximadamente 110 fazem parte da Cooperativa dos Transportes de Passageiros e Cargas de Uberlândia (COPASS) em Araguari. “Como ainda não tínhamos realizado o processo licitatório, o movimento para o cadastro de vans foi pequeno, mas conseguimos finalizar a licitação e os motoristas estão cadastrando seus veículos”, acrescenta o secretário de Trânsito.
De acordo com o secretário, existem diversos casos no município de condutores que não regularizam a situação do veículo para a prestação do serviço. “Quando nossos prazos terminarem, iniciaremos a fiscalização e esses motoristas que não estão regularizados serão multados pela Polícia Militar”.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Mais um tombamento de caminhão é registrado na BR-050 qua, 20 de fevereiro de 2019
- Radar – Pausa? qua, 20 de fevereiro de 2019
- Concessionária irá renovar sinalização horizontal e implantar tachas refletivas entre Araguari e Uberlândia qua, 20 de fevereiro de 2019
- Mirando o Grupo E da Libertadores, Galo mineiro retorna ao Uruguai qua, 20 de fevereiro de 2019
- Chefe do Executivo participa de reunião na Acia sobre agência da Administração Fazendária de Araguari qua, 20 de fevereiro de 2019
- Moradores de residenciais estão preocupados quanto às ocorrências de incêndios qua, 20 de fevereiro de 2019
- Música da dupla araguarina Dyogo&Deluca conquista 1º lugar nas emissoras de rádio do Triângulo Mineiro qua, 20 de fevereiro de 2019
- Minas e Praia Clube fazem briga direta pelo título do Campeonato Sul-Americano qua, 20 de fevereiro de 2019
- Primeira Copa Interbairros de Futebol começa em março qua, 20 de fevereiro de 2019
- Casos de dengue em Araguari motivam requerimentos apresentados na Câmara Municipal qua, 20 de fevereiro de 2019
> > Veja mais notícias...
as câmaras devem ser ligadas na marcha ou chave em apartado do veiculo?
Gostaria de saber quantas câmeras são obrigatória no veículo local adequado de cada câmera.