Criação do ‘Programa de Atenção ao Idoso’ é apontada em sessão ordinária da Câmara
qui, 9 de agosto de 2018 05:35Da Redação
Na sessão da Câmara desta semana, dia 7, o vereador Danilo Franco (SD) apresentou um anteprojeto que garante a instituição do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) englobando ações no intuito de contribuir com os idosos do município. “Esse requerimento é de grande valia, pois, de certa forma, existe uma carência muito grande nesse assunto”.
Conforme o anteprojeto apresentado, os objetivos e ações envolvem, a princípio, um local apropriado para atendimento ao idoso, com equipe multiprofissional que garanta avaliação periódica dos atendidos.
Outros aspectos ressaltados na apresentação envolvem a cooperação da família; é precisopromover o auxílio dos familiares, de forma a garantir orientações quanto à maneira de lidar com a pessoa idosa. Neste caso, é de suma importância a participação da família, enquanto complemento da equipe de profissionais, contribuindo diretamente nos cuidados necessários.
A equipe de profissionais tem como funcionalidades identificar as fragilidades e principais síndromes geriátricas dos atendidos; proporcionar condições de assistência e prevenção de doenças e criar oficinas com o objetivo de melhorar a coordenação motora, evitando quedas e queimaduras.
Além disso, um ponto reiterado aponta para a realização de atividades com o objetivo de prevenir a depressão, tendo em vista os vários fatores que implicam na doença – aposentadoria e possível sensação de inutilidade; dificuldades financeiras; isolamento social e outras.
As ações a serem desenvolvidas no PAI seriam de responsabilidade das secretarias de Saúde, Ação Social e Esportes, bem como outras secretarias afins, e do Conselho Municipal do Idoso. Conforme consta no anteprojeto, deverá ser feito um planejamento anual a ser encaminhado para a Câmara, para que os parlamentares tenham conhecimento do que está sendo feito. Além disso, as secretarias competentes devem promover audiências públicas para discutir e aprimorar o programa.
O anteprojeto contou com a assinatura de vários vereadores, que também reconheceram a importância de atividades voltadas aos idosos. Com isso, caso seja aprovada futuramente, a presente lei entra em vigor a partir da data de publicação.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Mais um tombamento de caminhão é registrado na BR-050 qua, 20 de fevereiro de 2019
- Radar – Pausa? qua, 20 de fevereiro de 2019
- Concessionária irá renovar sinalização horizontal e implantar tachas refletivas entre Araguari e Uberlândia qua, 20 de fevereiro de 2019
- Mirando o Grupo E da Libertadores, Galo mineiro retorna ao Uruguai qua, 20 de fevereiro de 2019
- Chefe do Executivo participa de reunião na Acia sobre agência da Administração Fazendária de Araguari qua, 20 de fevereiro de 2019
- Moradores de residenciais estão preocupados quanto às ocorrências de incêndios qua, 20 de fevereiro de 2019
- Música da dupla araguarina Dyogo&Deluca conquista 1º lugar nas emissoras de rádio do Triângulo Mineiro qua, 20 de fevereiro de 2019
- Minas e Praia Clube fazem briga direta pelo título do Campeonato Sul-Americano qua, 20 de fevereiro de 2019
- Primeira Copa Interbairros de Futebol começa em março qua, 20 de fevereiro de 2019
- Casos de dengue em Araguari motivam requerimentos apresentados na Câmara Municipal qua, 20 de fevereiro de 2019
> > Veja mais notícias...